quinta-feira, 1 de maio de 2008

CONCURSO DE SABORES A ROLAR...



Dois concorrentes: autênticos Chefes de Cozinha! Duas receitas com frango... assim é mais fácil comparar!!! Uma semana para quem quiser testar... Vamos votar na coluna da direita! Façam campanha!!! Boa sorte!!!

Prometido é devido! :)

Como o prometido é devido, aqui deixo a receita do caril de frango que levei ao jantar da última sexta-feira, 25 de Abril.

Caril de Frango com Amendoins


Ingredientes:
1 frango
2 c/s de óleo de amendoim
2 cebolas médias
1 maçã cortada em fatias
6 c/s de tomate picado (ou 2 c/s de tomate concentrado)
3 c/s de caril pré-cozinhado (vende-se em frascos)
1 cubo de caldo de galinha
1 dl de leite de coco
pó de caril, sal, pimenta e piri-piri a gosto
1 c/s de farinha de trigo
50 a 75g de amendoins torrados e descascados

Preparação:
Cortar o frango em pedaços pequenos e temperar com sal, pimenta e piri-piri numa taça. Polvilhar com pó de caril. Tudo a gosto. Deixar repousar 1 ou 2 horas.
Saltear o frango (preferivelmente num wok) com a cebola picadinha em óleo de amendoim durante 7' em lume médio. Polvilhar com a farinha de trigo e mexer bem para integrar a farinha. Juntar o leite de coco, o caldo de galinha, o tomate picado e os amendoins. Tapar e deixar apurar durante uns 30' em lume brando, mexendo de vez em quando para não se pegar ao fundo. Juntar a maçã e deixar apurar mais 5' em lume no minimo. Servir com arroz!

Notas:
1. A receita original, de caril de frango, é com cajú e não amendoins e também leva banana e manga, que se deve juntar quando as maçãs.
2. A receita original não leva preparado de caril pré-cozinhado mas apenas pó de caril... Eu é que gosto muito de caril e juntei o preparado para reforçar o sabor...
3. Depois de provar no jantar, cheguei à conclusão de que 1 cubo de caldo de galinha deve ser demasiado. Pode optar por pôr apenas 1/2 caldo ou nenhum...
4. Se não quiser que os amendoins cozam demasiado, junte-os apenas no fim com a maçã...
5. Da próxima vez vou juntar manteiga de amendoim para acentuar o sabor! :)

Bom apetite! Paulo Alfaro

A PROCISSÃO DO SENHOR



Chega o Domingo com a Alvorada. Já passámos muitas vezes a Noite na Igreja e era uma emoção escutar os acordes de uma Filarmónica às 5 horas da manhã... os tímidos raios de Sol, algum frio! Olhos que, de permanecerem em vigília, abriam de rompante com os estrondos das "roqueiras". O regresso a casa era manso. Devagar... ora a pé, ora no Fiat 127 que a minha Mãe estacionava no largo do Liceu. Às vezes, o sacristão oferecia-me uma rosa e até houve um ano em que a rosa criou raiz [lembras-te, Celeste? Aconteceu o mesmo à tua]. Descansávamos um pouco e depois era o almoço em família.



A partir das 2 horas da tarde, a porta permanecia aberta: as minhas amigas e colegas encontravam-se na nossa casa e partíamos de capa negra para o cortejo; a família de longe e os amigos faziam da nossa a sua casa... afinal era o dia da Festa! A Procissão longa e pausada, a emoção de ver sair a Imagem da Igreja, as opas infinitas, os sinos, o cheiro a incenso, as Promessas, os Anjinhos, os Escuteiros e Bombeiros, o cheiro a pipocas e algodão, a barraquinha da Sorte, o "barato-barato" vendido em tabuleiros de madeira pelas ruas, os tapetes de flores, o grupo folclórico no Largo 2 de Março, as Bandas de Música, o fotógrafo na Matriz,... o fim da procissão com as capas negras pelo chão.


A lágrima do "até para o ano", com a doce saudade dos que já regressaram à Casa e o agradecimento pela Alegria de Viver. Algumas coisas mudaram, mas a vibração de Viver o Domingo do Senhor continua imutável.