quinta-feira, 16 de outubro de 2008

FOI A LUA QUE ME DISSE...


Uma noite de lua cheia é sempre motivo para apreciar e agradecer as maravilhas do Universo! Adoro aquela luz calma que invade os campos e tenho [sempre] vontade de subir ao nosso Pico da Barrosa para estar mais perto dela.
A minha estação favorita é o Outono: não por trazer a melancolia de um Verão passado e anunciar o frio do Inverno, mas sim pelas cores e tons que pintam a nossa paisagem e, também, pelo fresco vento que nos enche os pulmões. Adoro a sensação de precisar de mais um agasalho!
Este ano... o calor insuportável está a condicionar a entrada do "meu" Outono. As cores do céu confundem os cinzentos. As flores da época tardam em aparecer e, aparecendo, têm uma existência efémera. As terras estão secas. O ar sufocante implica uma sensação de desconforto e cansaço. O meu Tini fez hoje uma cova enorme no jardim pela primeira vez em 4 anos, assim como o Nopas e o Toby. Tenho dado aulas com muito sacrifício, ora fazendo um esforço para manter a qualidade da leccionação, ora atenta aos "suspiros" dos jovens que me acompanham nas aulas.
As salas estão sobreaquecidas e pouco arejadas. Como manter a concentração? Como desenvolver as competências necessárias? As exigências são maiores, o tempo de permanência na escola aumentou, o clima, ... mas não há acompanhamento das estruturas escolares. Não basta dotar as escolas de computadores e afins!!! Cada vez mais há melhores e maiores estádios de futebol!!! Mas este blog propõe-se a ser "positivo", por isso este tópico fica para outro espaço de reflexão.

Nunca gostei muito dos filmes de ficção científica, onde se anunciavam grandes distúrbios na Terra como consequência da "evolução" da Humanidade... até parece... Foi a Lua que me disse, quando anteontem a visitei num cenário muito semelhante ao dos tais filmes... Já agora, que tal uma visita ao sítio da Greenpeace???