quinta-feira, 1 de maio de 2008

A PROCISSÃO DO SENHOR



Chega o Domingo com a Alvorada. Já passámos muitas vezes a Noite na Igreja e era uma emoção escutar os acordes de uma Filarmónica às 5 horas da manhã... os tímidos raios de Sol, algum frio! Olhos que, de permanecerem em vigília, abriam de rompante com os estrondos das "roqueiras". O regresso a casa era manso. Devagar... ora a pé, ora no Fiat 127 que a minha Mãe estacionava no largo do Liceu. Às vezes, o sacristão oferecia-me uma rosa e até houve um ano em que a rosa criou raiz [lembras-te, Celeste? Aconteceu o mesmo à tua]. Descansávamos um pouco e depois era o almoço em família.



A partir das 2 horas da tarde, a porta permanecia aberta: as minhas amigas e colegas encontravam-se na nossa casa e partíamos de capa negra para o cortejo; a família de longe e os amigos faziam da nossa a sua casa... afinal era o dia da Festa! A Procissão longa e pausada, a emoção de ver sair a Imagem da Igreja, as opas infinitas, os sinos, o cheiro a incenso, as Promessas, os Anjinhos, os Escuteiros e Bombeiros, o cheiro a pipocas e algodão, a barraquinha da Sorte, o "barato-barato" vendido em tabuleiros de madeira pelas ruas, os tapetes de flores, o grupo folclórico no Largo 2 de Março, as Bandas de Música, o fotógrafo na Matriz,... o fim da procissão com as capas negras pelo chão.


A lágrima do "até para o ano", com a doce saudade dos que já regressaram à Casa e o agradecimento pela Alegria de Viver. Algumas coisas mudaram, mas a vibração de Viver o Domingo do Senhor continua imutável.

1 comentário:

disse...

Tenho lido muitas descrições do dia da Festa do Senhor Santo Cristo, mas nenhuma tão bela e sentida. Beijinhos.