sexta-feira, 23 de maio de 2008

Senhora do Mar

A pedido da Webmaster, vou publicar um primeiro artigo neste DUGUDUS. Mas como é hoje, não consigo resistir a escrever aqui sobre o ESC. Alguns chamam kitsh, outros dizem que está ultrapassado, mas no fundo no fundo, as emoções são iguais ou até maiores que os campeonatos de futebol, as vitórias (onde estão?) do Benfica eheheh, e outros eventos bem apoiados em Portugal, um país que parece se animar só com desporto.

Foi esta noite e aconteceu em Belgrado o que nós, fãs da Eurovisão, desejamos desde 2004 (apuramento para a final) mas também desde há muitos muitos anos: que a Europa vibre com a nossa música! Actuamos em último lugar na 2ª semifinal e quem seguiu as duas semifinais pôde verificar que a Vânia, o seu coro e a sua actuação foram, de longe, aqueles que mais empolgaram o público e receberam mais aplausos.

Estávamos confiantes... mas os nervos durante a abertura dos envelopes com os nomes dos 10 países apurados foram ao extremo: um após um, lá eram abertos e apareciam nomes mais que previsíveis (Ucrânia, Suécia, Turquia), outros que ninguém esperava (Croácia, Letónia) e viam-se alguns favoritos a ficar pelo caminho (Suiça). Chega o 10º envelope e pronto: temeu-se o pior. A ARJ da Macedónia, que é sempre apurada (vai-se lá saber porquê), ainda estava à espera... mas o público gritava Portugal! Portugal! E foi mesmo Portugal:)

Quem segue estes assuntos pela net já sabia que "Senhora do Mar" estava bem cotada. Mas nesta última semana de ensaios, as reacções da imprensa (incluíndo net) às prestações da Vânia excederam as espectativas.

Agora é sonhar e acreditar que sábado, dia 24, vamos conseguir trazer a Eurovisão para Lisboa em 2009. Existe o perigo da votação em bloco dos países vizinhos uns nos outros (tão criticada em 2007 e que o novo formato veio tentar minimizar) mas existe também uma "Senhora do Mar" bem portuguesa (até tem um "lai lá rai" estilo Amália Rodrigues:)), defendida com garra por uma excelente voz.

Mesmo que não gostem da Eurovisão (a dona deste blog em tempos gostava... e até acertou duas vezes: 1980 e 1987, Johnny Logan, Irlanda) assitam sábado à grande final e concentrem as vossas energias (mesmo as do poema dos ratos...) na canção portuguesa. Não custa muito e, como penso que a maior parte dos leitores de DUGUDUS são professores, vão ver que é um serão muito melhor do que passado a redigir PEIs, PIPAIs, PIPOPÓS, PCTs, e essas coisas todas que, no fundo no fundo, ninguém suporta:). Os papeis ganham bolor e estragam-se. A música fica para sempre.

Para quem não viu, aqui fica os três minutos "mágicos" deste dia 22 de Maio:

http://www.youtube.com/watch?v=MFpfYWmVnIs

Luís E.

PS: apesar de tanta alegria, fiquei triste um pouco. Uma das melhores baladas dos últimos anos e que nos proporciou um momento de extrema classe na Eurovisão, ficou pelo caminho :( Era a minha preferida entre as 43 canções. Agora continuo a trocer por Portugal e pela Roménia, que é a minha nº 2. Mas também vale a pena rever Cséry com "Candlelight" pela Hungria:

http://www.youtube.com/watch?v=SSy2Rkv_VKU

quinta-feira, 22 de maio de 2008

TROFÉU DOCE!

Um pormenor da lembrança feita para o vencedor da 2ª edição do Concurso de Sabores.
Hummm... então? E as receitas???

terça-feira, 20 de maio de 2008

REQUEIJÃO A CONCURSO



E a primeira tentação vem do outro lado do Mar!
Uma sugestão saborosa, fácil e rápida de confeccionar e... muito saudável!
Cozinheira de serviço: Paula.


Tarte de Requeijão

Ingredientes:

2 requeijões
350g de açúcar
50g de manteiga amolecida
5 ovos
1colher chá de fermento em pó
100g de farinha de trigo

Preparação:

Numa tigela amasse e misture muito bem o açúcar com o requeijão. Depois de bem amassado, junte os ovos, um de cada vez, batendo tudo bem com a colher de pau, e, a seguir a manteiga amolecida, e, por fim, a farinha e o fermento em pó.
Deite a massa numa forma de tarte untada e leve a cozer em forno quente durante 25 a 30 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme com cuidado.
Sirva fria e, se quiser pode acompanhar com doce de framboesa ou geleia.

É muito boa!!!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

"Admiremos a Natureza, de joelhos"




MAIS CAIXINHAS...

Estas caixinhas já foram feitas há semanas e para duas Teresas... mas aqui estão!
Para uma "Portista" desiludida com a sorte do seu FCP!!!
O que será que a "Dugudu" vai guardar aqui dentro???

CONCURSO DE SABORES... DOCES! HUMMMMM...

A primeira eliminatória só teve a concurso receitas de frango, por coincidência (e não há coincidências!!!)... por isso, a organização deste evento decidiu que a segunda etapa só deverá contemplar doces e docinhos. Que tal???

Por isso, amigos, vamos lá ao livro da avózinha e... toca a experimentar receitas saborosas!
O prazo termina a 31 de Maio próximo! Não se distraiam!!!