segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O burrinho, a amizade, a coragem e a saudade


É verdade, um dos meus animais favoritos é o burrinho. Não aquele burrinho teimoso que não sabe se vai beber água ou comer a palha... mas aquele animal simpático, amoroso e com uns olhos que nos derretem os corações.
Mas a história que partilho agora é de um burrinho muitíssimo especial: veio parar às minhas mãos no Sábado passado e [pasmem] contou-me que a sua dona foi uma mulher sonhadora, lutadora e dona de uma coragem ímpar! Já o sabia, é verdade, mas o que um burrinho nos conta é quase como sagrado. A inocência que o caracteriza faz-nos ver ainda mais do que julgamos ver.
A sua dona, continuou, era muito bonita: loira, olhos azuis de mar (uma vez disse-lhe isso e ela respondeu que os olhos e o mar são obras de Deus, por isso devemos estar gratos a Ele), pessoa de ideias e ideais, uma Mãe, uma Filha, uma Esposa, uma Amiga que deixava a sua marca em todos. "Tenho uma química muito forte!", estou a ouvir... na Rua António José de Almeida, há uns anos. Antes de se libertar do sofrimento, foi forte. Deu coragem. Nunca perdeu a Esperança num Deus que amamos e temos por Misericordioso. Amou a sua filha, o seu genro, a família, os amigos. Sinto-a muito perto e só a consigo ver a sorrir. Sei que pede a Deus por nós e estou grata a ela. Deixou muitas saudades, mas também alguém que - minuto a minuto - é a sua cópia.
Por isso, tenho ou não razão quando digo que um burrinho é um ser muito especial?
Obrigada D. Vanda, pelo burrinho e tudo o mais.
Anita