sábado, 20 de setembro de 2008

REGRESSO AO LUGAR DE ÓCIO


Uma das definições mais bonitas que ouvi de "escola" foi numa longínqua aula de História da Educação, em que o professor nos levou a viajar, sonhando, pelos primórdios da escola: a Grega. Disse-nos ele que o prazer e a satisfação eram gerados pelo conhecimento, pela descoberta.
Desde tenra idade pensei em ser professora de qualquer coisa que os meus familiares percebiam como "Tamáquinas" (se fosse hoje, arriscaria a escrever o neologismo com um forte "k"), no entanto esta vocação tão prematura (dizem eles que mal me perguntavam o que eu era - já na altura - era logo esta a resposta!) sofreu altos e baixos ao longo dos meus primeiros 17 anos.

Fui sendo bailarina clássica (cheguei a pisar o palco do Teatro Micaelense no auge da minha longa "carreira" de um ano e tal!), passei uns anos a desenhar plantas e a passá-las a tinta da China (dois rascunhos transformaram-se em casas!!!), também fui advogada (mas só exercia quando me via ameaçada por injustiças caseiras do tipo "não arrumei a minha roupa porque..." ou "quem começou foste tu" (este último argumento geralmente quando era "arguida" numa queixa apresentada pelo meu irmão mais novo ao nosso pai!!!),... até que, na hora da verdade, voltei à vocação que me perseguia ferozmente desde que comecei a falar sentada na mesa da cozinha.

E isto tudo para??? Ah, perdi-me! Já me esquecia que o propósito desta mensagem é fazer um elogio à escola (pudera! com o cheiro a batatas doces assadas e o Outono a bater à janela, qualquer um se perde!).


Começámos há uns dias mais uma etapa rumo à sabedoria. Os meus primeiros dias, algo atribulados por motivos vários, levaram-me a pensar na escola [ainda] de outra forma: um local de recuperação de vontades! Estranho, não é? Também nunca pensara assim!
Por isso, a confirmação que aquele professor de bigodes fartos e óculos fortes estava certo quando nos disse que a escola é (ou deve ser) um lugar de ócio.
Tenho-o dito aos meus alunos repetidas vezes, mas julgo que só neste início do ano atingi a "iluminação" neste campo...

Bom ano lectivo para todos!!!

3 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Olá, parabéns pelo blog.
É bonito e bem feito.
Um abraço de:
A. Soberbo

disse...

Estou sem palavras com este texto - está LINDO! Abraço enorme.

Anónimo disse...

Com um certo atraso, li e gostei das actualizações do Dugudus:) Apesar de ter sido aluno do mesmo professor e não ter aprendido nada que prestasse naquela disciplina, mas foi em outro ano... se calhar as abordagens giras e divertidas à História da Educação ficaram gastas no teu ano:)
Bem, mas a resposta que queria colocar era à postagem mais actual, sobre o Outono. Já vai vir a seguir:)